A FAZENDA ELGUERO
A Fazenda Elguero é uma propriedade rural situada no município de São Miguel Arcanjo, Estado de São Paulo, contígua ao Parque Estadual Carlos Botelho.
Com cerca de 530 hectares, a Fazenda Elguero tem como principal foco o cultivo de produtos gourmet, através da produção de ameixa Rubimel, caqui Fuyu, caqui Rama-forte, caqui Giombo, uva Pilar Moscato, mexerica Montenegrina, Maçã e também estufas de tomate Raf.
Paralelamente à fruticultura, a Fazenda Elguero e Etafruit Agricola LTDA vem trabalhando na inclusão de atividades de Turismo Ecológico (Ecoturismo) e Turismo Rural (Agroturismo). Uma pousada, com 32 quartos, está sendo construída para receber estes ecoturistas; trilhas interpretativas, circuitos de arvorismo, torres de observação, tirolesas e cavalgadas vem sendo planejadas com intenção de educação ambiental e interpretação do meio ambiente.
E é com este direcionamento que a Fazenda Elguero tem adotado a sustentabilidade como uma de suas bases mais importantes. O que é produzido e o que é descartado se renovam:
. Na cadeia produtiva, adoções de medidas mitigadoras, de possíveis passivos ambientais que esta possa vir a acometer, estão já implantadas. Uma dessas medidas é cobertura de toda a produção com uma tela capaz de reter os agrotóxicos, impedindo que o mesmo se disperse no Meio Ambiente Natural; outro exemplo é a contratação de mão-de-obra local, gerando empregos para uma comunidade com um IDH relativamente baixo. Todos os resíduos orgânicos descartáveis são preparados em composteira e reutilizados na produção, em forma de adubo.
. Na área ambiental, a Fazenda Elguero vem entrando com o licenciamento para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) em sua área de maior floresta, aproximadamente 80 hectares – área esta contígua ao Parque Estadual Carlos Botelho, da qual fará parte do maior mosaico de Mata Atlântica do Brasil: o Continnum de Paranapiacaba. A implantação de ecoturismo vem focando na utilização dos três pilares da sustentabilidade: a conservação de espécies ameaçadas de extinção, a oportunidade de trabalho a uma comunidade que vive de exploração ilegal e o desenvolvimento econômico de locais que vivem em situação precária.
Para administrar, coordenar e elaborar os trabalhos de sustentabilidade e as Pesquisas Científicas dentro da RPPN, uma Organização Não-Governamental foi fundada: o Instituto Manacá; do qual não possui fins lucrativos.
Adicionalmente, cerca de 40% de todo o território da Fazenda Elguero é constituído por Mata Atlântica Nativa; exemplificando todo o cenário sustentável e conservacionista descrito.

